Financiamento Imobiliário: Planejar é preciso…

Financiamento Imobiliário: Planejar é preciso…
28/06/2017 Lizia Jacintho

Antes mesmo de começar, deixo claro: não sou contra a aquisição da casa própria. Ao contrário! Acredito que o direito de adquiri-la, é (ou pelo menos deveria ser) de TODOS!! Assim mesmo, em maiúsculo, para mostrar que nestas linhas há também um pouco de indignação. Mas é como disse: deveria. Não é!
Todo mundo, ou pelo menos a grande maioria de nós, sonha realizar o grande sonho da casa própria!
É comum associarmos a imagem de alguém que adquiriu um imóvel (mesmo que financiado) a de alguém que efetivamente está indo bem financeiramente ou ainda que mesmo com muita dificuldade pague sua prestação, pelo menos “não está jogando dinheiro fora com aluguel”. Adquirir um imóvel, volto a dizer, ainda que financiado, é sinônimo de realização pessoal e em muitos casos, afirmação.
Em contra partida, associamos a imagem de alguém que mora de aluguel a de alguém que não tem condições financeiras de comprar a própria casa. Sempre ouvimos: nem casa própria tem! ou mora de aluguel coitado! Aluguel é dinheiro jogado fora…
Motivados por esse sonho, ou mesmo pela falsa impressão de que terão um imóvel para chamar de seu, muitos são levados a firmar contrato de financiamento para aquisição de imóvel, com saldo a ser pago em 420 prestações, ou 35 anos – longos anos, o máximo de prazo permitido para quitação.
Trinta e cinco anos passam rápido, diriam alguns; Mas a minha experiência mostra, que em 35 anos, muita água pode passar embaixo de uma ponte.
Eu disse e repito que não sou contra a aquisição da casa própria. longe disso! Apenas acredito, que como tudo na vida, é preciso pesar prós e contras e olhar além do sonho.
Não entrarei na seara da compra à vista, se vale comprar ou não, se não seria melhor colocar o dinheiro para render, se vale comprar 02 de R$ 250 mil ao invés de 01 de R$ 500 mil… tampouco farei contas de quantos imóveis você irá pagar por conta dos juros acrescidos no caso do imóvel financiado, ou se vale a pena alugar e juntar uma parte para comprar um apartamento a vista… Não sou investidora, não entendo de finanças e pelo menos nesse post, esse não é meu objetivo.
Sou advogada e entendo do que eu vejo diariamente: pessoas que ao longo do financiamento passam por situações adversas: saúde, desemprego, divórcio, perdas financeiras, familiares, etc. E que por conta disso, correm o sério risco de perderem seus imóveis.
Isto por que, a maioria dos contratos de financiamento, são garantidos através da Alienação Fiduciária (Leia meu próximo post sobre o assunto) e preveem que com – normalmente três – (a lei permite que seja a partir de uma), a propriedade do imóvel seja consolidada em nome do Agente financeiro. Ou seja, é preciso muito pouco para todo aquele sonho, virar pesadelo!
Então, se você que me lê é um forte candidato a comprar um imóvel financiado, preste bastante atenção:

Leve em consideração que as prestações ainda que sejam decrescentes, demoram, normalmente até a metade do financiamento para começar a baixar e que alem disso, você terá todos os outros gastos para cobrir (alimentação, vestuário, lazer); se não tiver filhos, pode ser que eles nasçam ao longo do financiamento e filho custa dinheiro;

Jamais comprometa mais do que 30% da renda familiar. Digo mais, se a renda comprometida é do casal por exemplo, na hora de comprar um imóvel, leve em consideração a renda de apenas um dos dois. Isto por que, caso haja alguma situação adversa, como desemprego por exemplo, a renda do outro, será suficiente para continuar pagando o financiamento.

Analise sua situação financeira a médio e longo prazo e veja se há alguma possibilidade, ainda que mínima, dela mudar.

Resumindo: compre seu imóvel financiado de maneira muito consciente. Não se deixe levar pela emoção do momento, ou pela hipotética realização de um sonho.

2 Comentários

  1. CLEIA COELHO 1 ano atrás

    A CAIXA FINANCIA IMOVEL PARA QUEM TEM RESTRIÇAO

  2. CLEIA COELHO 1 ano atrás

    QUAL A PORCENTAGEM A SER DADA DE ENTRADA

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.