Bancos reduzem juros de financiamento de imóveis

Bancos reduzem juros de financiamento de imóveis
30/05/2018 Lizia Jacintho

Está pensando em comprar imóvel financiado? Então este pode ser um bom momento!!!

A baixa dos juros anunciada este ano pela Caixa Econômica Federal fez com que os bancos privados também entrassem na briga e passassem a oferecer juros ainda menores para concessão de crédito imobiliário.

Com isso os juros anuais cobrados pela CEF e pelos demais bancos, que antes estavam entre 9% e 15,4% segundo o Banco Central, estão atualmente entre 8,8% – Sistema Financeiro da Habitação – onde os juros são regulados pelo governo e há utilização de recursos da Poupança e do FGTS e 10% – Sistema Financeiro Imobiliário.

Ainda que os bancos privados aleguem que a baixa de juros já vinha ocorrendo desde o ano passado motivada pela diminuição da Taxa Selic e do reaquecimento do mercado imobiliário, a verdade é que após o anúncio da Caixa é que os bancos entraram realmente na briga.

Preste atenção!

É preciso ficar atento ao Custo Efetivo do Financiamento já que a parcela é composta de outros valores que não só os juros. Por exemplo, o seguro. O que pode encarecer o valor total a ser pago.

Além disso, cada banco possuiu critérios diferentes de financiamento: prazo para pagamento, valor máximo financiado, etc. o que invariavelmente irá modificar as condições gerais do contrato.

Outro fator importante é que essas taxas representam a cobrança mínima de juros e o critério para aplicação é estipulado pelo próprio banco. Fatores como tempo de relacionamento com o banco, renda do comprador, valor do imóvel, etc. influenciam diretamente nesta questão.

Por isso antes de assinar contrato solicite ao agente financeiro uma simulação do financiamento.

E mais do que isso: Pense a longo prazo!!! Financiamento imobiliário é algo que precisa ser muito bem planejado.

E se tiver dúvidas quanto ao assunto não deixe de buscar orientação jurídica!!!

Nos vemos no próximo post!

1 Comentário

  1. NEY 1 ano atrás

    https://www.jfse.jus.br/noticiasbusca/noticias_2007/outubro/TARIFASBANCARIAS.pdf penso que a respeito da taxa opercional DE 3.100 NO BB ,taxa de administracao e a tacxa de avaliacao do imovel que ja esta em 2.850 no BB JA PODERIA TER UMA ACAO COLETIVA CONTRA ISSO VEJAM A SENTENÇA DO PROCESSO EM SERGIPE

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.