Segundo o SERASA mais de 40% dos brasileiros estão endividados. Se você faz parte deste grupo, listamos algumas dicas para te ajudar a sair das dívidas.
Não que seja fácil e rápido, mas com um pouco de planejamento, disciplina e boa vontade, é possível.
- Para começar a ter controle da sua vida financeira, anote tudo o que está pagando e tudo que está em atraso. Como se organizar, se não souber o que, e a quem se deve? É preciso saber onde estão os maiores gastos e qual o montante das contas em atraso.
- Negocie. Procure os seus credores e veja como é possível negociar, se há redução de juros, parcelamento, etc. Dê prioridade às dívidas com os maiores juros. Em alguns casos, vale a pena tomar empréstimo com juros menores e quitar as dívidas.
- Veja onde é possível reduzir os gastos. Preserve o essencial e indispensável. Mas evite aqueles que podem ser evitados, nem que seja por uma fase. Por mais difícil que seja, faça este sacrifício no presente, para ter um futuro mais tranquilo.
- Conversem em família! Tenham ideias em conjunto para melhorar a situação financeira familiar. Se todo mundo cooperar, ficará mais fácil sair do vermelho.
- Pense no futuro. Estude sobre educação financeira. Crie metas de curto, médio e longo prazo. Há muitos bons profissionais no mercado com dicas valiosas que com certeza poderão te ajudar.